» » » Folder, Panfleto, Flyer, Folheto… O que você quer imprimir?

Folder, Panfleto, Flyer, Folheto… O que você quer imprimir?

postado em: Dicas, Impressos | 1

 

Num sentido muito geral eles parecem a mesma coisa: uma publicidade impressa em grande número para ser entregue em mãos. Porém o que difere um folder de um flyer ou de um panfleto é o formato.

É importante conhecer a nomenclatura para evitar problemas no desenvolvimento e produção de seu material publicitário.

 

Folhetos

Abrangem uma categoria maior de impressos, podendo ser impressões de uma só folha ou de várias. Folders, flyers e panfletos são todos tipos de folhetos.

 

Panfletos

Têm uma história longa, que vem lá do século XI com poemas de amor manuscritos, passa pela invenção da imprensa e se tornam veículos de ideias revolucionárias na França e em toda a Europa durante as revoluções industriais.

Hoje, na prática, são impressos mais simples. Muitas vezes com impressão em papel barato, em apenas um dos lados e com uma cor. São rapidamente descartados. Os formatos mais comuns são A5 e A6, ou 15 x 21 cm e 10,5 x 15 cm respectivamente.

 

Flyers

São uma evolução dos panfletos. São mais sofisticados, impressos em papel de qualidade, coloridos frente e verso e alguns recebem até acabamentos especiais como laminação ou verniz. Possuem um tempo de vida útil maior, pois não são descartados tão cedo quanto os panfletos. Formatos mais comuns de flyers são os A5 e A4, este último tem o dobro de uma A5, ou seja, 21 x 29,7 cm.

 

Folders

São impressos com dobras, fazendo com que tenham mais páginas. A palavra “folder” vem do verbo inglês “to fold” que significa “dobrar”. São úteis quando há bastente informação para ser divulgada. Muitas empresas fazem folders institucionais, apresentando seus serviços e produtos no lado interno e suas informações de contato no lado externo, geralmente no verso, deixando a capa da frente para uma chamada mais publicitária.

Podem ser encontrados em diversos formatos, o mais comum é o de uma folha A3 (42 x 29,7 cm) com duas dobras, resultando em 6 páginas. São geralmente impressos em papéis de qualidade e coloridos frente e verso.

 

Agora você já sabe como chamar o tipo de impresso que precisa para a divulgação de sua empresa, não terá problemas em se comunicar com agências, designers e gráficas. Mas restando dúvidas, você já sabe, pode contar com a JFC Print!

Compartilhe

One Response

  1. maria
    | Responder

    Parabéns pelo site gostei muito. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *