» » » Bitmaps e Vetores

Bitmaps e Vetores

postado em: Dicas | 0

 

A imagens digitais são geralmente encontradas em dois formatos básicos: o Vetor e o Bitmap. São formatos bem diferentes que afetam diretamente o trabalho de edição gráfica e até a qualidade de sua reprodução.

Vejamos as características de cada formato:

Bitmaps

São imagens formadas por pixels, aqueles pontos coloridos na tela, como visto no post anterior. São imagens de bitmap todas as fotografias e pinturas digitais. Seus arquivos possuem extensões JPG ou JPEG, GIF, BMP, TIFF etc. E suas resoluções são medidas em DPI, podem ser 72 DPI imagens de internet e ou 300 DPI ou mais, para imagens de impressão. As imagens bitmaps quando são ampliadas acabam se distorcendo, pois os pixels passam a ter um tamanho maior, fazendo com que a imagem fique serrilhada. O software mais conhecido de edição de imagens bitmaps é o Adobe Photoshop.

 

Vetores

São visualizações de cálculos matemáticos que os softwares de edição gráfica geram. Essas imagens, mesmo sendo visualizadas em pixels na tela, não são formadas por eles como os bitmaps, mas sim por linhas, curvas e retas, que podem ser ampliados para qualquer tamanho sem que a imagem perca qualidade. Vetores não são qualificados em DPI. São geralmente imagens vetoriais os logotipos de empresas, os textos que aparecem em layouts publicitários, alguns tipos de ilustrações e ícones. Os softwares mais conhecidos, para edição de vetores, são o Adobe Illustrator e o CorelDRAW, seus arquivos possuem extensões em AI e CDR, respectivamente.

Essas informações são importantes para a elaboração de um material publicitário de qualidade. Assim podemos entender o porquê de imagens, como cópias de logotipos em jpg, não poderem ser ampliadas e a importância de se trabalhar com logotipos em vetor.

Restando dúvidas sobre o tipo de arquivo que você deseja imprimir, entre em contato conosco!

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *