» » » A Qualidade das imagens para Impressão

A Qualidade das imagens para Impressão

postado em: Dicas | 0

Para que suas fotografias ou imagens saiam com qualidade em suas impressões não basta ter uma boa impressora, é preciso que os arquivos originais tenham a qualidade necessária para impressão.<

Existe uma medida que determina a qualidade de uma imagem digital para sua reprodução impressa, ou seja, se ela tem ou não uma boa resolução, é o DPI (Dots per Inch, ou Pontos por Polegadas).

Quanto maior a quantidade de DPI da sua foto mais fiel sua impressão ficará, e também maior será o arquivo. Imagens com poucos DPI podem até parecer boas na tela do computador ou de um smartphone, mas ao serem impressas ficarão pixeladas, isto é, com aspecto quadriculado. Pixels são os pontos de cores nas telas.

 

Geralmente as imagens na internet possuem 72 DPI. Elas precisam de pouca resolução para serem mais rápidas de abrir quando você está navegando. São arquivos pequenos que servem apenas para a visualização em telas.

Para impressão de fotos ou materiais publicitários o mínimo de DPI exigido é 300, mas podem ser de 600, 1200 DPI. Por isso imagens retiradas da internet dificilmente servirão para layouts publicitários, e deve-se evitá-las para não comprometer a qualidade de seu material impresso.

Redes sociais como o Facebook, tendem a reduzir ainda mais a qualidade das imagens postadas, quando elas são de extensão JPG. Boa parte das fotos de câmeras digitais e imagens na internet são em JPG, pois já se trata de um tipo de arquivo comprimido, para ser mais leve. E se comparado com o Facebook, o Whatsapp reduz ainda mais o peso das imagens compartilhadas.

Em alguns sites, bancos de imagens, alguns gratuitos e outros pagos, você pode encontrar imagens com boas resoluções, 300 DPI ou mais. São arquivos grandes, pesados, em que você pode aplicar o Zoom diversas vezes sem que os pixels fiquem visíveis, sem que a imagem fique quadriculada.

Então, quando for desenvolver seu material para impressão atente para a resolução de suas imagens. Restando dúvidas entre em contato com a JFC Print!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *